Tendências do Mercado Infantil em 2019

Sabemos que a constante pesquisa sobre tendências do mercado e preferências do consumidor é fundamental para o crescimento saudável de qualquer setor, e o de brinquedos infantis não é exceção. O segmento de brinquedos registrou um crescimento de 7,5% e no ano de 2018, teve um faturamento de R$ 6,8 bilhões, ou seja, é um setor importante para a economia nacional.

Pesquisas realizadas com cerca de 4 mil lojistas do setor de brinquedos mostra uma tendência do resgate de atividades manuais, atividades que envolvam o círculo social da criança (família e amigos) com a inocente nostalgia da infância. Com a era da tecnologia, a inatividade das crianças cria a necessidades de brinquedos que estimulem não só o social, mas como também o físico, ou seja, brinquedos que estimulem atividades que ajudem a melhorar a consciência corporal e equilíbrio.

No setor infantil, é importante que os produtos tenham um efeito surpreendente, que estimule sempre a imaginação da criança. Por conta disso, vimos um crescimento no fenômeno do unboxing, que nada mais é que o ato de retirar o brinquedo da embalagem, que pode ser interativo pois é a magia da expectativa que antecede o produto desejado.

Sabemos que em todos os setores há uma demanda por inovação, seja através da tecnologia ou de novas e crescentes necessidades dos consumidores. Tendo isso em mente, é possível perceber um aumento de interesse em aplicativos de jogos online, hologramas, globalização e popularização online de personagens infantis. Com a popularização online também chega o fenômeno dos influencers, ou seja, influenciadores digitais como por exemplo youtubers infantis que atingem um grande público com seu conteúdo.

É importante ressaltar que mesmo com a crescente tecnologia e novos meios de se comunicar com o público, ainda é tendência o poder da nostalgia, dos brinquedos simples e atemporais de uma infância feliz. Outra tendência que vale a pena ser mencionada é o aumento da conscientização por parte dos pais sobre a importância da alimentação saudável dos filhos. Dessa forma, brinquedos que imitam cozinha, comida e fragrâncias conduzem esse importante aspecto da educação infantil de forma divertida. Trazer aspectos da realidade ao mundo dos brinquedos é uma forma didática e divertida de estimular a criança, nesse momento entra em jogo os brinquedos de aspiração, onde crianças podem se inspirar em brincadeiras para vislumbrar futuras carreiras – como ciências, artes, engenharia, gastronomia, tecnologia etc.

Por último, porém não menos importante, uma tendência que se torna atemporal no setor de brinquedos infantis é o potencial de entreter. Se o produto não diverte uma criança, qual então o seu propósito? O segmento não pode se focar tanto no educativo e esquecer que uma criança precisa ser estimulada para continuar brincando e aprendendo de maneira positiva.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *